GEOGRAFIA ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Conteúdos de geografia direcionados a alunos e interessados. Prof. Oscar Nascimento.

10/05/2011

LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO DA AMÉRICA.

UNIDADE III – O CONTINENTE AMERICANO

    O continente americano se destaca pela grande extensão no sentido norte-sul. Suas terras se caracterizam pela variedade de solos, climas e formações vegetais.

A – Características gerais.

  • Segundo maior do mundo – 42.960.000 Km²
  • Totalmente localizado no Hemisfério Ocidental.

        ¬ Limites:     Ao Norte: Oceano Glacial ártico

                A Leste: Oceano atlântico.

                A Oeste: Oceano Pacífico.

        ¬ É cortado pelos quatro paralelos principais: Circulo Polar Ártico, Trópico de             

    Câncer, Equador, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Antártico.

        ¬ devido a grande extensão norte-sul, possue enorme variedades de climas, solos e         

    formações vegetais. 

B – O processo de colonização: 

Foi colonizado pelos europeus, chegaram ao continente nos entre os séculos XV e XVI quando esta terras ficou conhecidas como o NOVO MUNDO. 

Os colonizadores foram as potências marítimas da época: Espanha, Portugal, Inglaterra, Países Baixos e França. 

A colonização promoveu o extermínio de milhões de nativos que viviam nestas terras antes da chegada dos colonizadores.Os milhares de nativos uniram-se aos colonizadores e outros povos que chegaram de outros países e continentes, proporcionando uma espetacular diversidade étnica e cultural ao continente americano. 

Atualmente, a América é constituída por 35 países independentes e vários territórios que ainda pertencem a outros países. 

C – Regionalização pelo critério geográfico.

    Há diferentes critérios de regionalização do continente americano, assim como ocorre no espaço mundial.

    Os dois critérios mais comuns levam em conta a localização das terras americanas no espaço geográfico mundial ( localização geográfica) ou a colonização, o outro critério é o desenvolvimento econômico e social dos países ( critérios históricos, cultural, e socioeconômicos). 

    A configuração territorial do continente americano, permite distinguir do ponto de vista geográfico três América:

AMÉRICA DO NORTE                    AMÉRICA CENTRAL.        AMÉRICA DO SUL.

21 comentários:

  1. Legal '-' aff , Não vou explicar não vei u.ú mais ta massa =B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da preguiça mesmo de ler . ú.ù
      Ainda bem que estou me frmando em medicina ,e me casar loogo vou ser médica e estou namorando com um medico
      a coisa mais bela podia acontecer comigo ele me ama e eu o amo muito....

      Excluir
  2. Vlw isso e o certamente eu tava Procurando muito obrigrado

    ResponderExcluir
  3. Não me ajudou em nada! Mas obrigado do mesmo jeito! :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei....resumido e direto ao assunto!

    ResponderExcluir
  5. tava presisando mesmu

    ResponderExcluir
  6. Ótimo .. tem uns erros que poderia ser corrigido mais o que valeu foi a intensão .. obrigada pelo resumo está muito bom *-

    ResponderExcluir
  7. boa para o trabalho de GEOGRAFIA

    ResponderExcluir
  8. muito obrigado eu ia fazer uma prova sobre isto e isso me ajudou muito

    ResponderExcluir
  9. amo geografia adorei

    ResponderExcluir
  10. Nao gostei nao me ajudou é a mesma coisa do meu livro . Mas mesmo assim obrigada :-(

    ResponderExcluir
  11. não encontrei o que eu tava procurando mais fora isso tem bastante conteúdo. continue assim professor

    ResponderExcluir
  12. hiperkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chato essa merda kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o resumo.obrigada!!!

    ResponderExcluir
  14. tinha q ter um pouco mais de informação
    ñ só aqui mas no site inteiro
    pq só tem 6 pesquisas
    e ñ tem muita informação
    mas como resumo tabom
    pelo menos pra fazer um trabalho de geografia e tirar 6
    tem bastante erros e etc...
    mais mesmo assim seu site é muito bom
    posta mais pesquisas obg pela atenção

    ResponderExcluir
  15. nd ve mais e legal

    ResponderExcluir
  16. nd a ver mais e legal sqn

    ResponderExcluir
  17. Ficou ótimo! É objetivo e direto, parabéns!!! :)
    Continue assim...

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO;